Os Pés na Gravidez

 Como ter pés impecáveis na gravidez

Durante a gravidez, o organismo sofre uma série de mudanças hormonais e o ganho de peso é inevitável. Retenção de líquidos e dificuldade circulatória de retorno sangüíneo para o corpo, também são comuns e podem ocasionar edemas nas pernas e nos pés. Esses membros, responsáveis por toda a sustentação do corpo, diante de tantas transformações começam a exigir atenção especial para continuarem com as suas funções inalteradas.


Cortar as unhas durante a gravidez também passa a ser uma tarefa difícil, o que faz com que algumas gestantes recorram à ajuda de pessoas não habilitadas e o corte incorreto pode gerar encravamento e até sérias infecções. Por isso é aconselhável procurar ajuda de um podólogo para fazer o corte das unhas.


Durante a gravidez, é aconselhável também  trocar os calçados por um número maior para que não aperte os pés. Um sapato apertado, além de incômodo, pode causar calosidade nos pés e deformações da unhas.


O uso de cremes hidratantes nas pernas e nos pés também é recomendado pelos podólogos para fortalecer a pele, que exige maior atenção e melhor hidratação para que continue com vitalidade, porém é necessário tomar cuidado com o tipo de hidratante, pois sabe-se que 30% do que é usado por via tópica acaba sendo absorvido por via sistêmica, a indicação feita pelo médico ou podólogo é fundamental.


 


Pdga Cinthia Belo


Instituto do Pé


(42) 3622-3552